Formação Audiovisual - Produção Longa Documental

Roteiro Documental

Execução de longa Documental - Roteiro

Roteiro Documental

Roteiro

Com curadoria de Daniela Smith e coordenação pedagógica de Luiz Fernando F.Machado, o curso  irá desenvolver o roteiro documental para biografia de Darcy Vitória de Brito e será a base dos estudos das demais disciplinas do Curso Popular de Execução de Longa-metragem Documental.

Para os demais inscritos no curso a aula será gravada e editada para ser posteriormente disponibilizada na linha de aprendizagem plataforma com links relacionados e outros materiais didáticos em até 24 horas após a aula presencial.

Vagas limitadas

O curso dispõe de 20 (vinte) vagas para a disciplina de Roteiro Documental, com prioridade para moradores do Lar Darcy Vitória de Brito, jovens e adolescentes participantes de projetos sociais do Centro Cultural Escrava Anastácia e moradores do Maciço do Morro da Cruz.

Curadora

Daniela Smith

Daniela Smith

Curadoria

Bacharel em Letras em Francês/Português • 2006 • Universidade de São Paulo (USP). Pós Graduação - Mestra em Comunicação e Semiótica • 2020 • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Atriz, dramaturga, roteirista, diretora e professora. Realizou a  concepção, direção, fotografia e câmera do média-documentário “À Margem do Rio”, premiado como melhor filme pelo júri popular no III Festival Guaçuano de Cinema. Escreveu o roteiro do filme “Senhora Tentação”, premiado pelo edital de “Co-patrocínio à Produção de filmes de Curta- metragem” da Prefeitura de São Paulo. Dirigiu o seu roteiro “A mulher que não sabia de si”, selecionado pelo edital de Produção de Curta-metragem do MINC. Foi assistente da diretora Laís Bodanzky no filme longa-metragem “Chega de Saudade”. Nesse mesmo filme, realizou a pesquisa para a criação do roteiro, escrito por Luiz Bolognesi. Escreveu roteiros de vídeos institucionais para grandes empresas, como Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Coca Cola, Instituto ABCD, Construtora Camargo Corrêa, Mc Donald's, entre outros, e roteiros para eventos e convenções da AON, Ajinomoto, Votorantim, Docol, entre outros. Foi Avaliadora de Textos Teatrais do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, projeto conjunto com o British Council. No teatro, tem 4 textos encenados, dois deles na Espanha e dois no Brasil, sendo que o texto “Yo soy o que a água me deu, Frida” foi produzido através do prêmio da “Lei de Fomento”. Dirigiu o espetáculo multimídia “A Rosa do Povo” – com poemas de Carlos Drummond de Andrade. Foi assistente de direção de Laís Bodanzky na montagem do espetáculo “Essa Nossa Juventude” e de Antônio Abujamra no espetáculo “A Serpente”. Coordenou diversas oficinas de roteiro e direção de Cinema, assim como oficinas em Teatro, em projetos, tanto da Secretaria Municipal de Cultura, como da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Possui trabalhos como atriz dirigidos por Antônio Abujamra, Hamilton Vaz Pereira, Paschoal da Conceição, Ricardo Galli, Germano Melo, Wagner de Miranda, Daniel Tupinambá, entre outros. Por 5 anos, pertenceu ao Círculo de Dramaturgia coordenado pelo diretor Antunes Filho. Nos últimos 3 anos, Daniela Smith coordenou Oficinas de Roteiro pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) em diversas cidades do interior do estado e oferece serviços de criação de roteiros e revisão de textos para diferentes clientes. Entre outros trabalhos.


EDITAL

Edital Emergencial Aldir Blanc Santa Catarina, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura. Realização Companhia Boanova de Cinema e Centro Cultural Escrava Anastácia. Uma obra original Estética da Sopa de Pedra.


  • Gratuito