Formação Audiovisual - Produção Longa Documental

Cinematografia no Documentário

Faça parte da equipe de fotografia de um longa documentário

Cinematografia no Documentário

Vagas Limitadas

Com curadoria de Marx Vamerlatti e da cubana Gleris Vallejo Carballosa, o curso irá elaborar, na teoria e na prática, a identidade da planificação fotográfica do longa biográfico de Darcy Vitória de Brito, primeiramente no módulo de preparação com aula virtual, posteriormente no módulo de execução em campo, diretamente no set de gravação. Coordenação pedagógica de Luiz Fernando F. Machado.

A master class será presencial no Centro Cultural Escrava Anastácia para os jovens do Lar Darcy Vitória de Brito e participantes dos projetos sociais do Centro Cultural.

Para os demais inscritos no curso a aula será gravada e editada para ser posteriormente disponibilizada na linha de aprendizagem plataforma com links relacionados e outros materiais didáticos em até 24 horas após a aula presencial.

Vagas Limitadas

Para o módulo de preparação (teórico) o curso dispõe de vagas ilimitadas, no módulo de execução (gravações) o curso dispõe de 20 (vinte) vagas, com prioridade para moradores do Lar Darcy Vitória de Brito, jovens e adolescentes participantes de projetos sociais do Centro Cultural Escrava Anastácia e moradores do Maciço do Morro da Cruz.

Gleris Vallejo Carballosa

Gleris Vallejo Carballosa

Curadora

Graduada em Direção de Fotografia de Cinema e Televisão pela Faculdade das Artes e dos meios de comunicação audiovisual do Instituto Superior de Arte de Havana, Cuba. Professora de cursos de fotografia e iluminação para cinema e televisão no Instituto de Formação Artística, estúdio de Cinematografia e artes audiovisuais da Bolívia (IFAECA). Tutora de tese de graduação dos estudantes da IFAECA Jhon Parisaca e Adrián Fernández em fotografia de cinema. Diretora de fotografia das cápsulas e resumos diários do Festival Internacional de Santa Cruz FENAVID. Professora do curso de Assistência de fotografia na universidade de DIAKONIA durante o festival FENAVID. Diretora de fotografia na Fuentes Audiovisuales, do reconhecido produtor Alejandro Fuentes. Diretora de fotografia de diversos spots publicitários e programas para YANBAL.

Marx Vamerlatti

Marx Vamerlatti

Curador

Marx Vamerlatti atua no mercado audiovisual há 20 anos exercendo a função de Diretor de Fotografia e Câmera em filmes de longa-metragem, curta-metragem, documentários, séries e publicidade. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Unisul - Pedra Branca (1999-2003) com especialização no Curso de Extensão em Cinema e Vídeo da UFSC / Cinemateca Catarinense (1997-1999) e sócio efetivo da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia). Recebeu o prêmio Profissionais do Ano 2014 Sintracine-FAM e lecionou no curso de Pós-Graduação em Cinema e Imagens Contemporâneas 2019 na Univali - Bal. Camboriú. Destacam-se em sua trajetória os longas "Oração do Amor Selvagem" (2015), “Ensaio” (2013), “Das Profundezas” (2013), “Muamba” (2009), “Outra Memória” (2006), “O Amuleto” (2015) e os inéditos “Albertina” (2020), “Achados Não Procurados” (2021) e “Porto Príncipe”; os curtas “Veludo & Cacos de Vidro” (2004), “Beijos de Arame Farpado" (2009), “Se Eu Morresse Amanhã” (2009), “O Segredo da Família Urso" (2014), “Dicionário” (2012), "O Tempo Que Leva" (2013), “Quem Não Tem Cão” (2015), “Nhama-Nham, A Criatura” (2015), “O Demonio e as Margaridas” (2016); os documentários “Brasil Orgânico” (2013), “Ao Som do Chamamé” (2015), “Mbyá Rekó Pyguá, a luz das palavras” (2012), “Flecha Dourada” (2017), “Em Frente” (2017), “Estado de Graça” (2020) e as séries “A Cara do Futuro - Vol. II” (2018) e “Meu Pedaço de Brasil” (2019). Faz do núcleo de diretores da Estética da Sopa de Pedra.

EDITAL

Edital Emergencial Aldir Blanc Santa Catarina, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura. Realização Companhia Boanova de Cinema e Centro Cultural Escrava Anastácia. Uma obra original Estética da Sopa de Pedra.


  • Gratuito