Vencedor do Concurso Latino-Americano de Piano, em Outubro de 2002, Alexandre Gonçalves vem desenvolvendo importante papel no cenário musical de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Após ser o único premiado conquistando o 1o Lugar no turno mais avançado do Concurso Latino-Americano de Piano, tem recebido convites especiais para ministrar Master-Classes e Recitais Solo em várias cidades dos estados da Região Sul. Natural de Caxias do Sul (RS), é Bacharel e Mestre em Música - Piano pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC onde atuou como professor colaborador de 2010 a 2014, ministrando as disciplinas de Piano Individual (Bacharelado em Música) e Piano em Grupo (Licenciatura em Música).
Nessa instituição conduziu e dirigiu os espetáculos As Sete Caras da Verdade, opereta cômica de Nico Nikolaiewsky, em 2011, e o musical "O Fantasma da Ópera", de Andrew Lloyd Webber, em 2012.
Teve a oportunidade de participar de Master-Classes com grandes nomes da música erudita atual, como os pianistas Luiz Senise (RJ), Catarina Domenicci (RS), Thomas Steinhöfel (Alemanha), Alla Dadaian (Rússia), Sônia Goulart (RJ), e Olinda Alessandrini (RS), Maestro Linus Lerner (EUA-Brasil). Alexandre Gonçalves destaca-se também como compositor de trilhas sonoras para filmes, televisão e jogos digitais, e como regente, trabalhando principalmente obras para Piano, para Orquestra e Coro, e para dança. Obra de destaque é sua Visões Épicas, premiada no 4o Concurso Renée Devrainne Frank de Composição Musical, e a canção Pálida, sob a luz da lâmpada sombria, sobre texto homônimo de Álvares de Azevedo. É de sua autoria a trilha sonora da peça de teatro Noctiluca Sines, do diretor e ator Agnan Siqueira, e a trilha sonora do curta metragem CINCO5 (2016), premiado como o melhor curta metragem do Projeto 100X100 no Festival Internacional FENAVID na Bolívia e no Florianópolis Audiovisual Mercosul com prêmio especial do júri, do curta Lavoisier Tinha Razão (2019) e do longa ALBERTINA (2020) ambos do premiado diretor Luiz Fernando F. Machado.
É maestro titular da Sonorità Orquestra de Câmara, e do Coral da Associação Catarinense do
Ministério Público de Santa Catarina, ambos em Florianópolis. Atuou como Diretor Musical e Regente das
montagens da opereta cômica As Sete Caras da Verdade, de Nico Nicolaievsky (2011) e da adaptação do
musical O Fantasma da Ópera (2012), ambos realizados e apresentados em Florianópolis-SC.
Atuou como Diretor Artístico e Maestro Assistente durante o 1o Festival de Ópera de San Luis Potosí
– México, de julho a agosto de 2016. Doutor em Música na Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Cognição Musical. Atua ainda como maestro convidado, e pianista camerista frente a coros e grupos orquestrais, e
juntamente a soprano Grasieli Fachini difundindo a música erudita brasileira. Faz parte do núcleo de diretores da Estética da Sopa de Pedra