ALBERTINA, um trunfo para o Cinema Nacional.

Não se trata simplesmente de realizar um filme de longa-metragem, mas de gerir um movimento de integração artística e mobilização popular regional.

De novembro de 2019 (início do Curso Popular de Cinema em Imaruí) até meados da metade de fevereiro de 2020 (encerramento das gravações), mais de 3.000 (três mil) populares além de dezenas de empresas e instituições contribuíram direta e indiretamente na construção desta Encomenda Social, o longa-metragem ALBERTINA.

 


Esta troca de aprendizados inspirada na "Teoria de Aprendizado" de Vygotsky, ergue a bandeira do socioconstrutivismo e tem como característica central a metodologia da Estética da Sopa de Pedra, parafraseando Gramsci: "para transformar um meio é necessário penetrar neste meio para que a transformação se dê de dentro para fora", e a Companhia Boanova de Cinema Regional penetrou e transformou a rotina da vida de centenas de pessoas da região da AMUREL.

 

Confira o vídeo de agredecimento do prefeito de Imaruí Rui José Candemil Jr à Companhia Boanova de Cinema Regional.

Prefeitura de Imaruí, Boanova Films e um projeto modelo. from Boanova Films on Vimeo.

 

Longa-metragem de época 

Foram caracterizadas cerca de 30 locações de época, cada cenário construído com direção de Avelino Los Reis e assistência de Arte de Sarah Calazans Machado, cenários que representam os anos entre 1925 a 1931. Dezenas de alunos do curso popular de cinema (infanto/juvenil e adulto) e populares voluntários trabalharam arduamente durante todo o mês de janeiro e parte de fevereiro na composição destes sets de gravação, pensando de forma comunitária em cada detalhe. 

Os proprietários das casas antigas utilizadas como locações para as gravações, agora possuem muitas histórias para contar: além de produtores de locação e set, muitos acabaram por atuar em papéis de figuração após breve capacitação da equipe de produção de casting. É necessário ressaltar para que fique registrado a alegria e hospitalidade dos populares ao vivenciar algo inédito em suas vidas, a produção cinematográfica na praxis.

 

Elenco

A seleção do elenco se deu à partir dos testes realizados em Imaruí na Escola Portinho e no bairro São Luiz, localidade onde se passou a história da Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock, foram cerca de 150 (cento e cinquenta) atores amadores populares inscritos no teste de elenco, todos foram selecionados e receberam a ligação do produtor local Maurício Danielski, alguns para papéis de protagonistas, outros para coadjuvantes, coadjuvantes secundários ou figurantes.

 

 

Os populares receberam preparação de atores através da técnica de Meisner, tradicionalmente conhecida como técnica da repetição, muito utilizada em Hollywood.

As duas atrizes estreantes Suieny Espindola (Albertina 1925) e Jhulienny Espíndola (Albertina 1931) foram capacitadas pela Boanova Films no Curso de Cinema Popular (aplicado de forma gratuita em parceria com a Prefeitura Municipal de Imaruí 2017 - 2020) e já estrearam como protagonistas em longa-metragem superando todas as expectativas, trabalhando com muita dedicação e foco durante as férias escolares do ensino público.

 

Assista como foi o anúncio da seleção das protagonistas.

Conheça as protagonistas do Filme from Boanova Films on Vimeo.

Para os papéis de coadjuvantes principais, atores profissionais foram indicados pelo produtor de atores, roteirista e diretor de produção, Chico Caprario.  


Estratégia de financiamento Paralelo, um projeto OUTSIDER

A estratégia de Produção Cinematográfica Independente da produtora Boanova Films fundamentada pela metodologia da Estética da Sopa de Pedra se estabeleceu de forma a eliminar grande parte dos custos do projeto, com ética, compromisso e responsabilidade. Na troca por apoio financeiro, serviços ou produtos, a Cia. Boanova ofereceu material audiovisual publicitário.

 

Confira o comercial realizado pela Cia Boanova como contrapartida à Patrocinadora Ofical Fluss Haus

Fluss Haus from Boanova Films on Vimeo.

 

Aproximadamente 40 empresas da região tiveram seus vídeos publicitários de contrapartida produzidos pelo Núcleo de Propaganda Paralela da Boanova films, entre os apoiadores estão postos de gasolina, supermercados, pousadas, restaurantes, lojas de material de construção, padarias, etc;

 

A Estética da Sopa de Pedra colocou a máquina para girar: 

Sobre Cinema: Um modelo inovador de produção;

Sobre Cultura e Identidade: Um movimento artístico, social e econômico de vanguarda regional; 

Sobre Religião: Outro milagre de Albertina.


As Gravações

Aos primeiros dias do ano de 2020 chegou o momento de se iniciar as gravações.

 

Confira o vídeo que registra o cerimonial de abertura de câmera realizado pelo Reitor e Pároco do Santuário de Albertina, Pe. Auricélio Costa:

Abertura de gravações do longa-metragem ALBERTINA from Boanova Films on Vimeo.

 

Foram 30 (trinta) diárias de gravações, intensos dias em sets com dezenas de atores, crianças e adultos, uma vila cenográfica, cenas simples e complexas, atores amadores e profissionais, equipe técnica composta por profissionais da Boanova e anônimos do meio,  muito amor envolvido do início ao fim.

 

Recorde de Público em Santa Catarina

1 - Recorde de Integração Popular:

Foram mais de 3.000 pessoas envolvidas diretamente na produção do Filme;

2 - Recorde em democratização nos processos de construção da sétima arte: 

Cerca de 700 pessoas participaram dos processos pedagógicos da "Estética da Sopa de Pedra" aplicados pela produtora Boanova Films na fase de preparação e execução do Curso Popular de Cinema; 

3 - Recorde de distribuição em Santa Catarina: 

Foram mais 1.500 tickets vendidos para 1.500 lares do mundo em 48 horas, a primeira edição de produção dos dvds somam 5.000 unidades e o filme já irá ser licenciado para canais de televisão abertos e fechados e plataformas VOD;

ALBERTINA é um marco para o cinema catarinense e chancela a "Estética da Sopa de Pedra " como movimento de vanguarda artística contemporânea pois reflete "a força que emana do povo" integrado à praxis cinematográfica.


[…] Não basta dizer “vanguarda”, destacamento avançado – é preciso fazer com que todos os outros destacamentos se deem conta e sejam obrigados a reconhecer que marchamos na frente. […] Não basta, para se tornar uma força política aos olhos do público, colar a etiqueta “vanguarda” em uma teoria e em uma prática de retaguarda; é preciso trabalhar muito, e com obstinação, para elevar nossa consciência, nosso espírito de iniciativa e nossa energia.

[Lênin, Que faire?,1901-02].


A Estética da Sopa de Pedra coleciona trunfos em sua recente trajetória artística; "fazer cinema é muito caro, mas dinheiro não é tudo". Um novo município catarinense - agregado a um novo tema regional - já reflete uma nova aurora para Companhia Boanova Cinema Regional que em breve deve anunciar uma nova produção de uma nova Encomenda Social. 

 

Links Relacionados:

 
Matéria Globoplay:

https://globoplay.globo.com/v/8610657/programa/

Matéria G1:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/vida-de-albertina-berkenbrock-vai-virar-filme-produzido-com-ajuda-de-comunidade-em-sc/8231982/?fbclid=IwAR3R1UzmD-WkR71ULhkuTQvoEBtY9loy2lhb0yYIwcYcFhImV_z5V-iOQ24

 


Compartilhe esta notícia

Comentários (1)

  • Nailda Albino Costa Responder

    Gostaria muito assistir o filme de Albertina

    abril 20, 2021 - 0:51

Deixe seu comentário

Contato

(48) 996421682
  • endereço: Rua Gécio de Sousa e Silva 65, Sambaqui - Florianópolis/SC

  • email: [email protected]

Siga-nos