Estudantes bolivianos do curso de Design e Gestão de Moda confeccionam figurinos para filme internacional

A universidade UPSA assume o projeto de realização de figurinos em longa-metragem Brasileiro.

O processo de criação de figurinos para personagens de um filme envolve pesquisa detalhada, alto senso de responsabilidade e criatividade ilimitada. Esses foram os critérios que a docente de vestuário de espetáculo, Claudia Jarandilla, considerou para formar uma equipe de 13 alunos de diferentes semestres do Curso de Desenho e Gestão da Moda. "Este tipo de projeto de extensão permite que os alunos cresçam como profissionais. Eu sonho e faço-os sonhar também; é sob essa emoção que todos trabalhamos." Comentou Jarandilha.

 

Moodboards e elementos de trabalhos no espaço de confecção da universidade UPSA.

Os talentosos designers emergentes trabalham em equipes de dois ou três alunos, os personagens foram atribuídos de acordo com o estilo criativo e abordagem de cada aluno. É o caso de Ignacio Perez Balderrama, que possui excepcional habilidade e criatividade no trabalho com acessórios; isso o levou a confeccionar o colar “Blue Komand”, elemento simbólico, tema do filme, que será utilizado pelo protagonista. Além disso, Perez está trabalhando no design do figurino de Zorba, personagem que pertence ao núcleo criminoso da história e que em uma cena violenta de ação usa uma fantasia de palhaço do crime.

Esta comédia de ação brasileira será dirigida por Luiz Fernando F. Machado e é inspirada em seu livro 'Amadeu e a Madeira', atualmente disponível na Amazon. Machado é um cineasta premiado internacionalmente, entre suas obras mais conhecidas estão os longa-metragens 'Zaratustra Ainda Fala' e, ' Albertina', premiado em vários festivais ao redor do mundo, incluindo o Islantilla Cinefórum, o Festival Internacional de Cinema Bajo la Luna, na Espanha, e o Festival Mundial de Cinema de Cannes, na França.

 

 

A história de Amadeu e a Madeira envolve as principais guerras da história do planeta, que são justificadas pela pose do “Blue Komand”, uma planta mística com poderes de controle geopolítico. Esta planta chega nas mãos de Amadeu, um artesão araranguaense que pode mudar o destino da civilização ocidental. O projeto possui fomento do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura e do Prêmio Catarinense de Cinema

Pesquisa e desenho dos personagens Freddy e Miguel, realizada por Estefany Castaño e Ada Vanesa Lima García


Casão e Miguel são dois personagens que pertencem ao núcleo policial, a dupla responsável pela criação de seus trajes é: Estefany Castaños e Ada Vanesa Lima García, que trabalham nos ateliês da UPSA. O processo criativo dessa dupla começou pela leitura do roteiro, vendo a paleta de cores e anotando suas características e padrões para identificar a personalidade de cada um. Ambos também ficam a cargo do figurino de Adelar, vilão crucial na trama e responsável por trazer a “Blue Komand” do Caribe colombiano para Florianópolis, Brasil.

 

A distância pode ser um desafio na hora de abordar um projeto de confecção de figurinos; as medidas devem ser exatas para proporcionar a ergonomia e o conforto que o personagem necessita.. “Como equipe, optamos por fornecer soluções para possíveis problemas, por exemplo, incorporamos opções de braçadeiras e projetamos peças fáceis de consertar”, diz Yerania Ejuro, que desenhou um visual de uma advogado para “Penélope”, uma personagem "camaleão" na trama.

A outra faceta de Penélope, como uma assassina sagaz, foi abordada por Nicolás Rossell Peredo, que desde muito jovem demonstra habilidade para criar e desenhar. “Na cena de ação em que ela aparece, ela usa um vestido marcante, mas ao mesmo tempo protege sua identidade, Penélope é seu próprio conceito, seu conceito é ela”, afirma Rossell.

Nicolas Rossel, armando o chapéu da Penélope.


Esse lado criminoso de Penélope também foi assumido por Cristian Cáseres, que criou um guarda-roupa em tons rosa para ser usado enquanto a personagem dirige uma motocicleta "para fazer o moodboard estudei o roteiro, associei conceitos internacionais e locais (brasileiros), palavras como: mistério, ágil, malvado e sagaz, que caracterizam o personagem”, diz Cáseres com entusiasmo.

O potencial criativo dos jovens designers também se refletirá nos figurinos da “Senhora do Crime”, personagem que, apesar de parecer uma terna avó, é uma gângster tenebrosa. Carla J. Nava Denker, Juliana Lobo Zeballos e Estefanía Martínez Mocobono mergulharam na criação das roupas desta personagem. “Ela é um personagem cruel e implacável que nunca demonstra ternura, mas essa ternura vai se refletir em seus figurinos”, explica Juliana Lovo. Durante o processo de pesquisa, Carla Nava conta que a principal referência para a concepção dos figurinos foram os looks da Rainha Isabel. Ao mesmo tempo, o grupo assumiu o desafio de adaptar esse estilo e material a um clima tropical.


 De esquerda a Direita: Estefanía Martínez, Juliana Lobo y Carla Nevedenker, fazendo os moldes.


A paixão de Ruth E. Flores por levar a simplicidade a um nível superior e a característica de extravagância nos designs de Douglas Lizarazu Lima os levaram a trabalhar juntos no desenho de um vestido da personagem drag queen.“O tema drag significa levar algo à sua expressão máxima, por isso acho que me conecto muito bem com o personagem e sua estética”, afirma Lizarazu.

A iniciativa colaborativa surgiu graças à metodologia “Estética da Sopa de Pedra” da Companhia Boanova Cinema Regional®. Uma metodologia práxis cinematográfica popular que trabalha com processos educativos e busca envolver a comunidade nos processos de construção de uma obra cinematográfica. O diretor do filme Luiz Fernando Machado parafraseia Vigotsky quando afirma que "os processos educativos podem se destacar sobre a própria técnica, a boa-disposição destes jovens estudantes da UPSA irá gerar resultados incríveis para o filme"

A coordenadora do curso de Design e Gestão de Moda, a arquiteta Raquel Clouzet, tem uma abordagem inclusiva e aberta a novos projetos. Isso possibilitou que os alunos se expressem em espaços onde possam materializar suas ideias e continuar perseverando em seus sonhos.

O projeto possui fomento do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura e o Prêmio Catarinense de Cinema

Realização: 


 

Compartilhe esta notícia

Contato

(48) 996421682
  • endereço: Rua Gécio de Sousa e Silva 65, Sambaqui - Florianópolis/SC

  • email: [email protected]

Siga-nos