As luzes do cinema refletem no debut de um talentoso ator urussanguense

Depois de residir 34 anos nos Estados Unidos, o cinema fez o brasilero Evaristo Scarsanela retornar ao país para estrelar como ator nas telas do mundo.

Ainda criança, Evaristo Scarsanela deixou para trás Urussanga, sua cidade natal, para construir um novo caminho junto com sua família nos Estados Unidos. No entanto, as reviravoltas imprevisíveis da vida o trouxeram de volta para a terra do bom vinho, onde ele vivenciou uma infância repleta de alegria nas ruas da Baixada Fluminense e construiu laços e amizades  determinantes para sua promissora  carreira nas artes audiovisuais.

Sua formação em Engenharia de som na Universidade Full Sail University, o levaram a trabalhar em várias produções americanas. Embora nos Estados Unidos, um país de grandes oportunidades no cinema, Scarsanela percebeu que os filmes nos quais trabalhava eram de qualidade questionável. Foi nesse momento que, acreditando na sua criatividade para criar histórias, decidiu escrever um roteiro. Para conseguir mergulhar nesta nova fase, seu espírito ousado e autodidata o fizeram comprar livros sobre criação e desenvolvimento de roteiros cinematográficos. 

A partir dali, surge o projeto Amoroso, um roteiro cinematográfico ambientado em 1986 e que conta a história de uma família que foi assassinada por mafiosos em Brooklyn. Mas uma criança sobreviveu e foi enviada a Urussanga, para morar junto com sua avó, alí o personagem “Amoroso” aprende a fazer o "bom vinho". Anos depois, dois estrangeiros chegam a Urussanga com a ideia de exportar o seu vinho, porém, o objetivo real era finalizar um trabalho pendente, acabar com toda a família Amoroso.

Para contar esta extraordinária história, Scarsanela decide se comunicar com um dos seus amigos da infância da Baixada Fluminense, para fazer a direção do filme Amoroso, trata-se do diretor urussanguense Luiz Fernando F. Machado, que já havia estabelecido sua carreira como cineasta e realizador audiovisual. Em seus trabalhos, Machado, implementa a metodologia da Estética da Sopa de Pedra, um cinema de práxis popular que se caracteriza pela integração e formação de pessoas da comunidade na realização de obras cinematográficas. Desta forma, os dois amigos integraram dezenas de populares de Urussanga na gravação do filme. 

Os imprevistos com o ator de Amoroso, fizeram com que Scarsanela assumisse o papel do personagem protagonista. Para conseguir executar este desafio, Scarsanela contratou nos Estados Unidos um professor de atores. No último encontro ele me falou  “boa sorte mas você não está preparado para atuar.” Isso me ajudou muito porque foi lenha para o meu fogo", recorda Scarsanela com muita claridade.

Fotografia de Jana Mafalda| O diretor Luiz Fernando F. Machado, dirigindo o personagem do delegado Alberto Nohair, na cena da boate John Bull Florianópolis. 

 A partir dessa sinergia entre os dois amigos urussanguenses, Scarsanela é chamado em 2024 para interpretar um delegado no longa-metragem “Amadeu e a Madeira”.  O filme é uma comédia de ação baseada no livro homônimo disponível na Amazon.  O autor e diretor é o catarinense Luiz Fernando F. Machado, sua última obra cinematográfica (disponível na Amazon Prime) “Albertina” foi galardoado em vários festivais ao redor do mundo como Islantilla Cine Fórum, Festival Internacional de Cinema Bajo la Luna na Espanha e Festival Mundial de Cinema de Cannes na França.

A trama do filme traz consigo a guerra entre duas facções catarinenses, a Delegacia de Combate às Facções, além de uma disputa internacional que brinca com a "Guerra Fria".  O projeto possui fomento do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura e o Prêmio Catarinense de Cinema 2022.

O papel interpretado por Scarsanela, pertence ao núcleo policial do filme, a complexidade do personagem o motivaram a aceitar a proposta. O ator da "Benedetta", assegura que a indústria do cinema brasileiro possui potencial global por causa da sua diversidade cultural e contempla regiões repletas de talentos locais. Ressalta o nível de excelência na interpretação de atores como: Wagner Moura em Tropa de Elite ou no seriado Narcos, e Rodrigo Santoro, no filme Carandiru, ambos atores destacados pela versatilidade na atuação . “Se for pra ser ator, é pra ser o melhor, e o personagem do filme Amadeu e a Madeira é perfeito por causa do desafio proposto” diz Scarsanela, que aspira alcançar o mesmo nível de excelência e versatilidade necessários na interpretação de personagens duplos, ou “camaleões”, como é o caso de seu personagem  “Alberto Nohair” em Amadeu e a Madeira.

 

Contacto:  

Hikari Miki

+ 55 48999372061

[email protected]

Realização: 

Compartilhe esta notícia

Contato

(48) 996421682
  • endereço: Rua Gécio de Sousa e Silva 65, Sambaqui - Florianópolis/SC

  • email: [email protected]

Siga-nos