Documentário brasileiro marca abertura da Primeira Mostra de Cinema Penitenciário na Colômbia

O documentário Zaratustra Still Speaks (2016, Luiz Machado) marca a inauguração da Primeira Mostra de Cinema Penitenciário da Universidade de Antioquia, que acontece no dia 10 de dezembro na Colômbia.

Após as exibições dos filmes, os diretores compartilharão suas experiências com alunos da Universidade de Antioquia, na Colômbia, e posteriormente com alunos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. As atividades com os realizadores ocorrerão de forma virtual.

 

 

Confira a lista de filmes participantes:

Zaratustra aún habla  - Brasil
https://vimeo.com/177847995
Luiz Fernando Machado

Los monstruos  - Argentina
https://vimeo.com/284542938
Lautaro Arias Camacho

Otra condena -Argentina
https://vimeo.com/380964628
Clave: otra123
Juan Manuel Repetto)


Pabellón 4 - Argentina
https://vimeo.com/242912409
Diego Gachassin

Medellín y su Bellavista - Colombia
https://www.youtube.com/watch?v=-uMQpsc_Jvk
Ana Victoria Ochoa

La ladera - Colombia  
https://www.youtube.com/watch?v=ssCpEx9JUH8 
Juan David Posada Segura 

 

Zaratustra Ainda Fala (2016, Luiz Machado) foi gravado na colônia penal agrícola de Palhoça, no estado de Santa Catarina. As gravações ocorreram em meio a uma das piores crises da segurança pública do estado, na ocasião ocorriam incêndios criminosos em dezenas de cidades, ações ordenadas por prisioneiros integrantes de facções criminosas, dezenas de ônibus foram queimados. Dias marcados pela violência dos atos e na repressão do Estado, mortes.

Em meio a esse caos, algo inusitado ocorria dentro do sistema prisional, uma equipe de cinema formada por prisioneiros aplicou a metodologia da estética da sopa de pedra sob a coordenação do diretor Luiz Fernando F. Machado, o longa-metragem Zaratustra Ainda Fala foi gravado em dez horas corridas.

A atividade juntou membros de facções, evangélicos e detentos dos mais variados perfis que  aderiram ao projeto de formação audiovisual.

 

 

O filme brasileiro acumula diversos prêmios internacionais, conquistados nos Estados Unidos, Itália, Espanha e Hungria. A potente metodologia sócio-construtivista da Estética da Sopa de Pedra transformou de forma afirmativa a rotina daqueles detentos integrados que posteriormente receberam prêmio especial de melhor equipe técnica em Milão, no cerimonial do Budafest.

 

Links relacionados:

https://www.boanovafilms.com/noticia/1186/detentos-catarinenses-ganham-premio-de-cinema-em-milao/

http://www.agenziacomunica.net/.../milano-non-solo.../

@boanovafilms

 

 

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Contato

(48) 996421682
  • endereço: Rua Gécio de Sousa e Silva 65, Sambaqui - Florianópolis/SC

  • email: [email protected]

Siga-nos