Araranguá será cenário de destaque em longa metragem que espera integrar em torno de 350 pessoas da cidade

As gravações começam no dia 03 de março às 13:30 horas no bairro de Ilhas, o filme fará um registro das paisagens da comunidade e conta com a direção de fotografia de Marx Vamerlatti.

A primeira vídeo locadora da região sul do estado foi inaugurada em Araranguá nos anos 1986, se chamava Video Club Kane em homenagem ao icônico filme. Este local pertencia a Tadêu Santos, pai de Marx Vamerlatti e foi sua maior influência e inspiração para sua carreira como diretor de fotografia. “À medida que o tempo passava, meu pai expandiu seu interesse de registro de imagens com estilo documental, montando uma produtora com estrutura e equipamentos. Essa experiência foi crucial para meu caminho na indústria cinematográfica” conta Vamerlatti. 

 

Fotografía de Marx Vamerlatti no longa-metragem “Albertina” feita por Kelvins Martins

A sequência do filme, que será gravada no bairro de Ilhas, conta a história de  um artesão de Araranguá, especialista em confeccionar as tradicionais bonecas de palha da localidade.  Em busca da sua independência, Amadeu, se muda para Florianópolis. De repente, se vê envolvido em uma trama que traz consigo uma disputa internacional que implica no controle geopolítico do planeta.

“Amadeu e a Madeira” é uma comédia de ação baseada no livro que leva o mesmo nome. Este roteiro de cinema pode ser adquirido na Amazon, seja de forma física ou digital. O autor e diretor desta obra é o cineasta Luiz Fernando F. Machado, que trabalha com a metodologia da Companhia Boanova Cinema Regional Ltda® intitulada “Estética da Sopa de Pedra”. 

Esta metodología de cinema de práxis popular se caracteriza pela integração e formação de pessoas da comunidade na realização de obras cinematográficas “Quando fizemos o filme “Albertina” em Imaruí, integramos aproximadamente 3000 mil pessoas, esperamos que desta vez que em Araranguá possamos integrar em torno de 500 populares da região” expressa Machado com bastante entusiasmo. Albertina, foi exibido em vários festivais ao redor do mundo, recebeu dezenas de prêmios e atualmente se encontra disponível em plataformas de streaming como Amazon Prime.

Sandro Ramos, o Chefe de Gabinete e Diretor de Comunicação do município de Araranguá, comentou que “Nossa satisfação é de que vai acontecer uma produção cinematográfica em nossa cidade, sobretudo para mostrar suas belezas naturais e culturais.” Ramos, ressalta a importância de registrar a cidade num filme e da experiência que os populares  integrados terão ao viver a magia do cinema. Desta forma, Ramos, faz um convite para que as pessoas da comunidade de Ilhas, de Araranguá ou região possam participar das gravações e que seja possível “destacar nossa cidade através da sétima arte”.

 

De esquerda a direita: Sandro Ramos e Luiz Fernando F. Machado na Prefeitura de Araranguá

O apoio Logístico será realizado pela Prefeitura Municipal de Araranguá, junto com outras instituições como: Detran Araranguá, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento de Cultura e de Turismo do município, esta sinergia entre as instituições locais é organizada para  proporcionar a segurança necessária durante as gravações.  Este projeto cinematográfico é apoiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura e pelo Prêmio Catarinense de Cinema.

Vamerlatti realça a  importância para a comunidade de Araranguá, de participar das gravações “Pode ser um estímulo para os jovens, assim como foi para mim nos 80-90, acredito que nossa presença possa fazer com que jovens realizadores tenham interesse em trabalhar e estudar com cinema audiovisual” Assegurou Vamerlatti. 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA FIGURAÇÃO DAS GRAVAÇÕES

  

QR code para inscrição: 

              

Realização: 






Contacto:  


Hikari Miki Vargas

+ 55 48 999372061

[email protected]




Compartilhe esta notícia

Contato

(48) 996421682
  • endereço: Rua Gécio de Sousa e Silva 65, Sambaqui - Florianópolis/SC

  • email: [email protected]

Siga-nos